All for Joomla All for Webmasters
  • Novidades

    Novidades

Liberação Miofascial: A técnica utilizada para melhorar o seu movimento

Quem não sofre com eventuais ou até frequentes dores no corpo por movimentos errados diários?

Se você pratica algum esporte, então, é bem provável que tenha alguma queixa, como uma região do corpo mais dolorida ou um músculo enrijecido que incomoda.

Essas dores normalmente acontecem porque a fáscia, tecido repleto de fibras que envolve os músculos, tendões, ligamentos, pode estar lesionada. Tais lesões são comuns na prática esportiva por uso incorreto da musculatura, treino intenso, maus hábitos posturais e até mesmo em virtude do estresse do dia a dia.

Como funciona a liberação miofascial

A liberação miofascial é uma técnica de massagem que pode ser aplicada com as mãos ou com instrumentos destravando os nódulos presentes nas fáscias e restaurando sua função. A técnica é capaz de devolver a força ao músculo, o movimento natural do corpo e alivia tensões.

Indicações da liberação miofascial

A técnica de liberação miofascial é indicada para todas as pessoas que possuem dores nos músculos. É uma técnica muito utilizada por pessoas que praticam esportes, pois ajuda o alongamento mais profundo no músculo, ter uma postura mais correta para o treino, melhora desconfortos musculares e previne lesões.

Quando realizar a prática

Habitualmente a liberação miofascial é feita antes ou após o treino do atleta. A massagem antes da atividade física prepara o corpo para o treino, ativando os músculos, aumentando a mobilidade articular, favorecendo na execução dos movimentos.

Já a liberação miofascial após a prática esportiva, melhora a circulação do sangue liberando o ácido lático, auxilia no relaxamento, ajuda na recuperação do músculo e evita dores tardias.

Para aqueles que não realizam atividades físicas e sofrem com as dores emocionais, a técnica pode ser aplicada ao final do dia, proporcionando relaxamento dos músculos e uma sensação de bem-estar.

A aplicação da liberação miofascial pode proporcionar um dolorimento de até 24h, de acordo com a limitação do movimento que a pessoa tiver, pois mexe em pontos que já estavam doloridos mas libera as tensões das fáscias musculares, o alívio posterior é tão grande que compensa o esforço inicial.